SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número70Os condicionantes da descentralização da educação: um roteiro de estudoMudar a referência para pensar a diferença: o estudo dos gêneros na crítica literária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SARTI, Cynthia A.. Reciprocidade e hierarquia: relações de gênero na periferia de São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.70, pp.38-46. ISSN 0100-1574.

Este artigo analisa, tal como vividas e concebidas pelas moradoras de um bairro de periferia, as relações de gênero focalizadas através da divisão de papéis na família. Considerada natural, esta divisão baseia-se na identificação simbólica da mulher com o mundo da casa, e do homem com o mundo da rua, como universos regidos por códigos morais distintos, a partir dos quais definem-se o desvio e as acusações sobre o homem e a mulher. O argumento básico é que as relações de gênero são fundadas em dois princípios: o da reciprocidade, que estabelece papéis complementares para o homem e a mulher; e o da hierarquia, que delimita a autoridade masculina sobre a família. Esta por sua vez, aparece como a referência básica da mulher na construção de sua identidade social.

Palabras clave : Famílias; Relações de Gênero; Casamento; Identidade; Periferia; Zona Urbana; Socialização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )