SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número70Da crítica à tolerância: uma visão da educação de adultos na América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CARVALHO, Marília Pinto de. Um visível cordão de isolamento: escola e participação popular. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.70, pp.65-73. ISSN 0100-1574.

Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social.

Palabras clave : Escolas Públicas; Condição de Vida; Movimentos Sociais; Administração Escolar.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )