SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número710 a 6: desencontro de estatísticas e atendimentoInteração criança-criança: ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DAVIS, Cláudia; SILVA, Maria Alice Setubal  y  ESPOSITO, Yara Lúcia. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.71, pp.49-54. ISSN 0100-1574.

Este artigo pretende discutir o conceito de interações sociais, de modo a clarificar seu papel e valor para a dinâmica da sala de aula. Para tanto, dois aspectos serão discutidos: 1º) a concepção de Vygotsky, uma vez que esta se encontra na base de uma nova proposta teórica de relações entre as interações sociais e as construções cognitivas e 2º)o conceito de interações sociais, no contexto escolar, a partir de uma reflexão sobre as pedagogias ditas ativas. Espera-se que tal discussão propicie alcançar uma noção mais precisa a respeito das interações sociais que possuem valor formativo, as quais cabe ao professor incentivar e/ou promover.

Palabras clave : Relações Sociais; Sala de Aula; Desenvolvimento Cognitivo; Relações Professor-Aluno.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )