Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
DAVIS, Cláudia; SILVA, Maria Alice Setubal e ESPOSITO, Yara Lúcia. Papel e valor das interações sociais em sala de aula. Cad. Pesqui. [online]. 1989, n.71, pp.49-54. ISSN 0100-1574.
Este artigo pretende discutir o conceito de interações sociais, de modo a clarificar seu papel e valor para a dinâmica da sala de aula. Para tanto, dois aspectos serão discutidos: 1º) a concepção de Vygotsky, uma vez que esta se encontra na base de uma nova proposta teórica de relações entre as interações sociais e as construções cognitivas e 2º)o conceito de interações sociais, no contexto escolar, a partir de uma reflexão sobre as pedagogias ditas ativas. Espera-se que tal discussão propicie alcançar uma noção mais precisa a respeito das interações sociais que possuem valor formativo, as quais cabe ao professor incentivar e/ou promover.
Palavras-chave : Relações Sociais; Sala de Aula; Desenvolvimento Cognitivo; Relações Professor-Aluno.