SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72O discurso especializado sobre literatura infanto-juvenil na década de 50 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CAMPOS, Maria Christina S. Souza. Formação do magistério em São Paulo: do império a 1930. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.72, pp.5-16. ISSN 0100-1574.

Da extrema precariedade quantitativa e qualitativa dos tempos do Império, o sistema de instrução pública no Estado de São Paulo conheceu notável expansäo durante a 1ª República. As providências e os mecanismos para formar mestres e mestras para a incipiente rede de ensino foram alvo de abundante legislação, cheia de idas e vindas, improvisações e correções. O exame da sucessão de documentos legais e "reformas" com tendências divergentes evidencia a ausência de uma política educacional definida; além do estatuto especial da Escola Normal da capital (a "Escola da Praça"), permite também entrever como o ensino normal correspondeu menos à preparação de um magistério competente e mais às necessidades de formação de parcelas crescentes da população, especialmente do sexo feminino, como oportunidade de prosseguimento dos estudos após o curso elementar.

Palabras clave : História da Educação; São Paulo; Formação de Professores; Políticas Educacionais; Magistério; Currículos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )