SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72O discurso especializado sobre literatura infanto-juvenil na década de 50Estrutura familiar e trabalho na grande São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

FREITAG, Bárbara. Alfabetização e psicogênese: um estudo longitudinal. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.72, pp.29-38. ISSN 0100-1574.

O estudo longitudinal analisa o impacto de dois programas de alfabetização sobre a psicogênese e o rendimento escolar de 20 crianças matriculadas em escolas públicas de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, durante três anos. Abrangeu os anos letivos de 1985, 1986 e 1987, acompanhando os alunos desde a matrícula na 1ª até a 3ª série. Dos dois programas de alfabetização analisados, um baseava-se em livro didático ("tradicional") e o outro não adotava livro algum ("experimental"). O estudo revelou paradoxalmente que o programa tradicional apresenta vantagens face ao experimental, promovendo tanto a psicogênese quanto o rendimento escolar. Mas isso não se deve a uma superioridade intrínseca da adoção de livro didático, e sim ao fato de que o programa que o utiliza depende menos do professor que o programa experimental, revelando-se "mais apropriado" para um contexto escolar caracterizado pela alta rotatividade e pelo absenteísmo do professor.

Palabras clave : Alfabetização; Ensino de 1º Grau; Desenvolvimento da Criança; Rendimento Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )