SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72Alfabetização e psicogênese: um estudo longitudinalArranjos familiares: o esforço coletivo para viver na grande São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BRUSCHINI, Cristina. Estrutura familiar e trabalho na grande São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.72, pp.39-57. ISSN 0100-1574.

O artigo descreve as transformações na família brasileira e paulista segundo os Censos a partir de 1960. Esta descrição introduz, como um cenário, dados do DIEESE de 1981 sobre a Grande São Paulo, que permitem descrever a família paulistana como predominantemente nuclear, jovem, com filhos menores de 7 anos e tendo em média 4,1 elementos. Uma análise da participação dos membros do grupo doméstico em atividades econômicas - conceito ampliado pela inclusão da categoria dos "biaqueiros"- revela que a posição ocupada no núcleo determina, em parte, a natureza da atividade que será desempenhada. O exame das taxas de atividade dos indivíduos, por outro lado, comprova a ocorrência de significativas diferenças em seus níveis de participação econômica conforme as estruturas familiares nas quais se inserem e o momento do ciclo de vida familiar em que se encontram.

Palabras clave : Famílias; Trabalho; São Paulo; Renda Familiar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )