SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número72Estrutura familiar e trabalho na grande São PauloDo cotidiano à construção do pensamento lógico-matemático índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MONTALI, Lília. Arranjos familiares: o esforço coletivo para viver na grande São Paulo. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.72, pp.58-69. ISSN 0100-1574.

Através da abordagem do ciclo vital familiar, é possível identificar os arranjos pelos quais os residentes em domicílios da Região Metropolitana da Grande São Paulo sobreviveram no começo dos anos 80, conjuntura marcada pela recessão e início da crise econômica. A partir de dados colhidos pelo DIEESE (Depto. Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), e tomando como padrão de renda o Salário Mínimo Necessário construído pelo mesmo DIEESE, a presente análise mostra os arranjos articulados pelos diversos tipos de famílias - em diferentes momentos de seu ciclo de vida - que se revelaram mais, ou menos, favoráveis para situá-las acima ou abaixo de condições de precariedade de vida.

Palabras clave : Salário Mínimo; Crises Econômicas; Desemprego; Renda Familiar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )