SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número73Interseções de gênero e classe: acomodação e resistência de mulheres e meninas às ideologias de papéis sexuaisO homem na matrifocalidade: gênero, percepção e experiências do domínio doméstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ANDRADE, Antonio dos Santos. O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.73, pp.26-37. ISSN 0100-1574.

O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação.

Palavras-chave : Administração da Educação; Escolas Públicas; Ensino de 1º Grau; Fracasso Escolar; Relações Professor-Aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )