SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Alfabetização e educação básica no BrasilAcesso ao mundo da escrita: os caminhos paralelos de Luria e Ferreiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

GARCIA, Marlene. Um saber sem escrita: visão de mundo do analfabeto. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.75, pp.15-24. ISSN 0100-1574.

A sociedade complexa, em sua diversidade cultural, é fundada na leitura e escrita. Para aprender como o analfabeto se situa nessa sociedade, a pesquisa acompanhou, durante dois anos, dez adultos analfabetos de condições diversas quanto à escolarização, atividade, crença religiosa e sexo, residentes em Porto Alegre (RS), através do convívio e da análise de seus depoimentos e histórias de vida. Seus valores e atitudes no trabalho, nas relações com posse de propriedade, sucessão hereditária, os direitos de cidadão ou compromissos comerciais, assim como sua visão da escola e sua adesão e crenças religiosas baseadas na palavra escrita da Bíblia permitem apreender como, numa vivência conduzida pela oralidade, podem ser percorridos os espaços sociais construídos e regidos pela cultura letrada. A visão de mundo do analfabeto decorre de sua convivência com o mundo da escrita, do qual participa e no qual faz emergirem as incoerências e conflitos.

Palabras clave : Analfabeto; Leitura; Escrita; Meio Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )