SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Cartilhas: um mundo de personagens sem texto e sem históriaCiclo básico: uma proposta vista pelas professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DAVIS, Cláudia. Uma escolinha de saber miúdo. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.75, pp.45-56. ISSN 0100-1574.

O artigo visa descrever e analisar como se dá, por parte dos alunos de uma escola rural do Piauí, a construção do sistema alfabético de representação da língua escrita. Valendo-se da concepção teórica de Emilia Ferreiro e utilizando procedimentos semelhantes, os resultados apontam que, para alcançar o nível alfabético, as crianças precisam de alguns anos; isso se explica não só por fatores estruturais, como também, e sobretudo, por fatores internos à própria escola rural, notadamente pelas dificuldades da professora leiga em atuar como mediadora do conhecimento na relação ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Escolas; Professores Leigos; Processo de Ensino-Aprendizagem; Escrita; Zona Rural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )