SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número75Ciclo básico: uma proposta vista pelas professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Maria Alice Setúbal S.  y  LOMONACO, Beatriz Penteado. A construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.75, pp.71-78. ISSN 0100-1574.

Diante da precariedade da situação educacional do país, sobre que bases pode ser construída a identidade do papel de professor? Apoiando-se principalmente na teoria da ação comunicativa de Habermas - onde a identidade se constrói na interação com o outro, e onde o papel profissional é central a essa construção - o artigo analisa depoimentos e relatos de um grupo de nove professoras alfabetizadoras em escolas públicas da Grande São Paulo, buscando responder àquela questão. A análise sugere a necessidade de que professores, transcendendo a esfera do privado, construam uma identidade na interação com seus pares. Insiste-se, pois, na importância da formação de grupos para interação de professores, em escolas onde a direção e a coordenação pedagógica assumam, conjuntamente, um compromisso com um projeto educacional para sua clientela.

Palabras clave : Papel do Professor; Prática de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )