SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número76A problemática das pesquisas político-eleitorais: o currículo de matemática para a compreensão socialO cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

MAZZOTTI, Tarso B.. Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.76, pp.24-30. ISSN 0100-1574.

O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.

Palavras-chave : Didática; Informática; COMENIO; Tecnologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )