SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número77Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaenseO lugar da tradição na modernidade Latino-Americana: etnicidade e gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia. Raça e educação inicial. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.77, pp.25-34. ISSN 0100-1574.

A partir da seleção e análise dos dados coletados pelas PNADs 82, 85 e 87 sobre creche, pré-escola e séries iniciais do 1º grau, assinala-se que as oportunidades educacionais de crianças negras são as de pior qualidade que o sistema oferece. Destacando a presença notável de crianças entre7 e 9 anos na pré-escola, particularmente as negras residindo no Nordeste, alerta-se para o potencial de segregação racial embutido em programas pré-escolares de baixo custo destinados a populações pobres.

Palabras clave : Crianças Negras; Creches; Oportunidades Educacionais; Discriminação Racial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )