SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número77O acesso das mulheres à cidadania: questões em abertoPós-graduação em educação: no ponto de inflexão? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.77, pp.53-62. ISSN 0100-1574.

O presente artigo surgiu da constatação da dificuldade, demonstrada por alunos de pós-graduação, de planejar suas pesquisas e, mais especificamente, de elaborar o projeto, quando optam por trabalhar com uma metodologia qualitativa. Tais dificuldades, em grande parte decorrentes da própria natureza desse tipo de abordagem, aliada à escassez de literatura específica sobre o assunto, muitas vezes resultam em estudos pouco consistentes. Procurou-se aqui caracterizar a pesquisa qualitativa, indicando pontos de concordância e de divergência entre as diversas vertentes que a compõem, e fazer indicações precisas para elaboração do projeto, analisando e exemplificando seus aspectos essenciais, bem como as alternativas que se oferecem ao pesquisador em cada um deles.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Análise Qualitativa; Projeto; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )