SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue77Pós-graduação em educação: no ponto de inflexão? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SOUZA, Solange Jobim e  and  KRAMER, Sonia. O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.77, pp.69-81. ISSN 0100-1574.

Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais.

Keywords : Políticas Educacionais; Pedagogia Tradicional; Linguagem; Pensamento.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )