SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue78Exclusion of children and youth within spacial segregation in the city of São PauloCompulsory school education as seen by 7 to 14 year old students: hipothetical and moral duty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.78, pp.17-26. ISSN 0100-1574.

O artigo apresenta e analisa as influências vigentes no processo de constituição das instituições pré-escolares no Brasil durante a Primeira República. No quadro do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial, as propostas de assistência à infância derivam da articulação de forças jurídicas, empresariais, políticas, médicas, pedagógicas e religiosas. As iniciativas de atendimento aparecem sustentadas por três interesses básicos (o médico-higienista, o jurídico-policial e o religioso), questionando-se a polarização entre "assistencial" e "educacional": o assistencialismo é identificado como proposta educacional para a população pobre.

Keywords : Educação Pré-Escolar; Creches; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )