SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número78Segregação sócio-espacial na cidade de São Paulo e marginalização da criança e do jovemA obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.78, pp.17-26. ISSN 0100-1574.

O artigo apresenta e analisa as influências vigentes no processo de constituição das instituições pré-escolares no Brasil durante a Primeira República. No quadro do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial, as propostas de assistência à infância derivam da articulação de forças jurídicas, empresariais, políticas, médicas, pedagógicas e religiosas. As iniciativas de atendimento aparecem sustentadas por três interesses básicos (o médico-higienista, o jurídico-policial e o religioso), questionando-se a polarização entre "assistencial" e "educacional": o assistencialismo é identificado como proposta educacional para a população pobre.

Palavras-chave : Educação Pré-Escolar; Creches; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )