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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

TAILLE, Yves de la; FLOR, Cristiane Marx  e  FEVORINI, Luciana Bittencour. A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.78, pp.27-40. ISSN 0100-1574.

Este artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.

Palavras-chave : Ensino de 1º Grau; Obrigatoriedade de Ensino; Desenvolvimento Moral.

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