SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número79Uso de "provas Piagetianas" como instrumento diagnóstico: questionando uma prática consensualUniversidade e democracia: voltando o olhar para a esquerda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MORO, Maria Lucia Faria. Crianças com crianças, aprendendo: interação social e construção cognitivaChildren with children, learning: for a discussion on social interaction and cognitive constructiona. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.79, pp.31-43. ISSN 0100-1574.

Relatam-se aqui os resultados de três estudos sobre o papel da interação social na construção cognitiva em situação de aprendizagem operatória. Eles provêm da análise qualitativa das formas de interação social das crianças, e da participação de cada uma delas e do adulto em pequenos gruposde diferentes composições numéricas. Os sujeitos são alunos de pré-escola e de 1ª série do 1º grau de uma escola pública de Curitiba. Os resultados indicam: a) uma evolução das formas de interação em relação à idade dos sujeitos e à composição numérica dos grupos; b) uma seqüência predominante dessas formas de interação; c) uma relação entre algumas formas de interação e as peculiaridades das tarefas; d) a menor relevância de uma participação mais intensa, em comparação a uma participação qualitativamente melhor dos sujeitos para a solução das tarefas; e) modos de polarização da participação das crianças e formas de participação do adulto.

Palabras clave : Criança; Interação Social; Desenvolvimento Cognitivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )