SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número80Ser ou não ser: o debate sobre o ensino médioEducação/trabalho: reinventando o passado? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

ROSEMBERG, Fúlvia  y  AMADO, Tina. Mulheres na escola. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.80, pp.62-74. ISSN 0100-1574.

Do total de mais de seiscentos artigos publicados em toda a coleção dos CP até o presente, há dois artigos de autoria feminina para cada artigo de autoria masculina, excluindo os que foram produzidos coletivamente por integrantes  de ambos os sexos. (De fato, não só na produção sobre educação, mas no sistema  de ensino e na socialização  das crianças  em geral, a presença feminina é majoritária e notória) No entanto, pouquíssimos artigos integram a perspectiva de análise das relações de gênero ao discutirem a educação. Este texto reflete sobre as relações entre a produção publicada nos CP sobre mulher e educação e a presença feminina nas questões educacionais.

Palabras clave : Mulheres; Estereótipos; Relações de Gênero; Professoras; Mercado de Trabalho.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )