SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número80Uma contribuição ímpar: os cadernos de pesquisa e a consolidação dos estudos de gêneroPesquisa em educação: um tema em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.80, pp.100-105. ISSN 0100-1574.

A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O  assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Acesso ao Ensino Superior; Rendimento Escolar; Educação de adultos; Cadernos de Pesquisa.

        · texto em Português     · Português ( pdf )