SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número81A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveisVygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

LAJONQUIERE, Leandro de. Acerca da instrumentação prática do construtivismo: a (anti) pedagogia Piagetiana, ciência ou arte?. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.81, pp.61-66. ISSN 0100-1574.

As diversas tentativas de aplicação pedagógica das teses psicogenéticas em geral pressupõem em geral logicamente que estas possam imbuir o educador de um poder de controle sobre a dinâmica da aprendizagem, o que acabaria tornando metódico e científico o fazer pedagógico. À luz dos estudos genebrinos, é precisamente isso que parece inviável de ser sustentado, para além das diferentes e pertinentes críticas que tais tentativas tenham recebido. A possibilidade de controlar a aprendizagem pressupõe, por um lado, que a dinâmica do aprender seria suscetível de padronização e, por outro, que o sujeito que aprende é centrado sobre sua consciência. Essas duas pressuposições colidem com teses piagetianas centrais. Este artigo tenta demonstrar, em particular, como os estudos sobre a problemática da tomada de consciência impugnam radicalmente toda ilusão de controle.

Palavras-chave : Psicologia Genética; Piaget; Processo Cognitivo; Consciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )