SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número82Família patriarcal entre os pobres urbanos?Na encruzilhada: a escola francesa entre o passado e o futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

TAILLE, Yves de la; MAIORINO, Clarissa; STORTO, Daniela Nogueira  y  ROOS, Luciana C. do Prado Velloso. Construção da fronteira da intimidade: a humilhação e a vergonha na educação moral. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.82, pp.43-55. ISSN 0100-1574.

O presente artigo busca definir um campo de pesquisa sobre a "fronteira moral da intimidade", na interseção do estudo das condutas humanas a respeito do falar-de-si ou calar-sobre-si com o do juízo moral que regula essas condutas. O texto apóia-se em pesquisa sobre o tema da confissão do delito, uma das formas normatizadas do falar-de-si. Foram feitas entrevistas clínicas com 70 crianças, de 6 a 14 anos, sobre um dilema envolvendo punição em situação escolar. Os dados mostram que, a partir dos 8 anos de idade, a confissão pública polariza os juízos das crianças, que a consideram a punição mais penosa; as opiniões se dividem no que tange à correção moral desta forma de castigo. Discutem-se também decorrências pedagógicas, mostrando que causar vergonha é um efeito inevitável em toda punição, mas que sua prática, através de humilhação explícita ou pública, pode trazer efeitos danosos ao desenvolvimento das crianças menores.

Palabras clave : Moralidade; Desenvolvimento Moral; Direito; Sanções Disciplinares .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )