SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número82Na encruzilhada: a escola francesa entre o passado e o futuroPressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

WERLE, Flávia O. Corrêa. Formação do administrador da educação no Brasil: uma tentativa de periodização. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.82, pp.67-84. ISSN 0100-1574.

O artigo analisa o processo histórico e o padrão de estruturação da administração da educação no Brasil, a partir de dois elementos socialmente objetivados: a formação e os decorrentes títulos que sancionam o exercício profissional, e as regras ou procedimentos de introdução no mundo profissional. Através do exame da legislação pertinente, e da análise de dados e informações obtidos em 1990, diretamente junto à 6ª DEMEC e às instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul, propõe-se uma periodização tentativa para a história da formação do administrador escolar no país.

Palabras clave : Especialista em Educação; História da Educação; Formação de Administradores; Pós-Graduação .

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )