SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue83State and local administrations: the priority to basic school in the state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FAVERO, Osmar; HORTA, José Silverio Baia  and  FRIGOTTO, Gaudêncio. Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.83, pp.5-14. ISSN 0100-1574.

Após breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não-subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articular-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileira.

Keywords : Políticas Educacionais; Pesquisa Educacional; Pós-Graduação; Planejamento da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )