SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número83Estado e Municípios: a prioridade ao ensino fundamental em São PauloDiagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BAJARD, Élie. Afinal, onde está a leitura?. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.83, pp.29-42. ISSN 0100-1574.

A ausência de material escrito em exposição e à disposição dos alunos das séries iniciais de escolas públicas no Brasil alerta para uma grave distorção. No esteio do construtivismo e outras tendências, a introdução à língua escrita dá-se através da produção de texto pela criança, negligenciando-se a leitura. Este artigo faz um breve apanhado das práticas sociais da escrita e de sua história, assim como do nexo entre o papel do pedagogo e a pesquisa sobre alfabetização - especialmente as realizadas por Emilia Ferreiro e seguidores. Apontando os efeitos em sala de aula decorrentes da primazia à produção de texto na aprendizagem da língua, pleiteia medidas para corrigir a distorção e levar os alfabetizados ao efetivo domínio da leitura.

Palabras clave : Alfabetização; Leitura; Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )