SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84O descompromisso das políticas públicas com a qualidade do ensinoA passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

CARVALHO, Marília Pinto de. Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grauRhythms, fragmentations: time and teaching organization in a public basic school. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.84, pp.17-30. ISSN 0100-1574.

A investigação etnográfica numa escola pública de 1º grau na periferia da Grande São Paulo permitiu apontar diferenças marcantes na organização do tempo e em características da docência entre os diversos turnos em que se divide a escola. Os dados da observação ao longo do ano letivo de 1990 e dos depoimentos de educadoras e funcionárias levam ao questionamento de pressupostos vigentes no debate acerca do tempo de permanência dos alunos na escola, das propostas que intervêm na seriação e na jornada docente, assim como das atitudes profissionais, mediadas pelas relações de gênero, que distinguiriam as professoras das séries iniciais e finais do ensino fundamental.

Palavras-chave : Ensino de 1º Grau; Estudo Etnográfico; Organização do Tempo Escolar; Professoras; Relações de Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )