SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grauPara uma política de leiturização dos 2 aos 12 anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

LEITE, Sérgio Antonio da Silva. A passagem para a 5ª série: um projeto de intervenção. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.84, pp.31-42. ISSN 0100-1574.

Índices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas.

Palabras clave : Ensino de 1º Grau; Fatores Intra-Escolares; Fracasso Escolar; Repetência; Evasão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )