SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número84Educação-trabalho: uma revisão da literatura brasileira das últimas duas décadasA melhoria da qualidade do ensino: do discurso à ação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

RIBEIRO, Sérgio Costa. A educação e a inserção do Brasil na modernidade. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.84, pp.63-82. ISSN 0100-1574.

Este trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional. 

Palabras clave : Políticas Educacionais; Estatísticas Educacionais; Melhoria da Qualidade do Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )