SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número85Enfrentando o desafio da escola: princípios e diretrizes para a açãoA função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

GOMES NETTO, João Batista F.; LEITE, Raimundo H.; HARBISON, Ralph W.  e  HANUSHEK, Eric A.. Investimentos autofinanciáveis em educação. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.85, pp.11-25. ISSN 0100-1574.

Vários estudos têm mostrado a relação existente entre desenvolvimento econômico de um país e nível de escolaridade de sua população. Países com sistema educacional eficiente e de boa qualidade formam indivíduos qualificados para integrar o mercado de trabalho com melhor produtividade. Em sistemas educacionais ineficientes, como é o caso do brasileiro, o investimento se justifica não somente pelo seu retorno econômico, como também pela melhoria de sua eficiência, o que produz, quase certamente, um retorno financeiro devido à economia obtida com essa melhoria. Os resultados aqui obtidos o confirmam.Investimentos em livro escolar, em material didático e nas condições físicas das escolas - insumos educacionais que visam a melhorar a aprendizagem dos alunos e, desta forma, estabelecer um ensino de melhor qualidade - também aumentam a eficiência do sistema, através da melhoria do fluxo dos alunos. Essa melhoria do fluxo diminui o custo para se obter um aluno formado, devido a um menor desperdício do sistema. A redução de custo mostrou-se maior que o investimento feito.

Palavras-chave : Escola Básica; Investimento; Edurural; Nordeste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )