SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número85Investimentos autofinanciáveis em educaçãoA questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

ZIBAS, Dagmar. A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.85, pp.26-32. ISSN 0100-1574.

Comparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar.

Palavras-chave : Ensino Secundário; Políticas Educacionais; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )