SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número85A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?Autonomia/submissão do sujeito e identidade de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DUTRA, Any. A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.85, pp.33-42. ISSN 0100-1574.

O objetivo deste estudo é o de analisar o processo de planejamento e implantação da política de alfabetização do município do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetização (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisão das teorias sobre políticas públicas levou à construção de um esquema de análise e à formulação de hipóteses gerais. Na análise dos dados, dedicou-se especial atenção ao papel da burocracia como instância mediadora de políticas e, no caso, também formuladora de políticas a partir do impacto sofrido pelas mudanças no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a política educacional do Estado e a política de alfabetização do Município foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta última ao declínio. Concluiu-se que estratégias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, não têm sido eficazes para garantir a permanência e a continuidade das políticas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situação: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participação política.

Palavras-chave : Alfabetização; Políticas Educacionais; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )