SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número85Autonomia/submissão do sujeito e identidade de gêneroA biologia educacional e os fundamentos da educação: o caso do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CUNHA, Maria Tereza S.. Biblioteca das moças: contos de fada ou contos de vida?. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.85, pp.54-62. ISSN 0100-1574.

Neste estudo pretende-se investigar, através da análise de romances da Coleção Biblioteca das Moças (publicados de 1935 a 1963), quais as representações específicas de mulher e professora que são ali veiculadas. Procura-se também lidar com a literatura como um dos processos sociais de apropriação e representação de hábitos e valores capazes de engendrar um imaginário e uma identidade próprias em suas leitoras. Na tentativa de utilizar uma perspectiva teórico-metodológica de base ampla e flexível, recorre-se a abordagens interdisciplinares e plurais que caracterizam a história da cultura.

Palabras clave : Literatura; Mulheres; Professoras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )