SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86Magistério primário: profissão feminina, carreira masculinaMovimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BARCELOS, Luiz Claudio. Educação e desigualdades raciais no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.15-24. ISSN 0100-1574.

O sistema educacional brasileiro alcançou significativa expansão notadamente a partir da segunda metade deste século. Apesar disso, o Brasil ainda apresenta níveis educacionais inferiores aos de outros países com características similares, com profundas desigualdades raciais.Este artigo, utilizando os dados das PNADs - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - de 1982 e 1988, analisa o funcionamento do sistema de ensino no contexto dos diferentes desempenhos obtidos pelos grupos raciais, bem como aborda as taxas de aprovação, reprovação e evasão da população estudantil e alguns indicadores de realização educacional.Os índices educacionais obtidos por pretos e pardos são sistematicamente inferiores aos de outros grupos raciais. Assim, constata-se que a variável raça continua representando importantes efeitos nessa etapa do ciclo de vida.

Palavras-chave : Sistema de Educação; Desigualdades Raciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )