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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VIANNA, Cláudia Pereira. Divergências mas não antagonismos: mães e professoras das escolas públicas. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.39-47. ISSN 0100-1574.

É comum, em uma primeira avaliação das lutas por acesso e melhoria da qualidade do ensino público, supormos a inexistência de discordâncias entre aqueles que delas participam. Pesquisa qualitativa com enfoque etnográfico sobre o Movimento Estadual Pró-Educação (MEPE) aponta, incorporando as relações de gênero, aproximações e divergências entre as principais protagonistas dessas lutas: professoras e mães de alunos, destacando algumas das possíveis contribuições que a visão desses segmentos distintos - nem antagônicos, nem alidados incondicionais - podem trazer para a luta pela melhoria do ensino público.

Palavras-chave : Movimentos Sociais por Educação; Mães de Alunos; Gênero; Etnografia.

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