SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86A criança de favela em seu mundo de culturaAgrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

VITORIA, Telma  y  ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Processos de adaptação na creche. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.55-64. ISSN 0100-1574.

Começar a freqüentar uma creche, mudar de turma ou de educador(a) responsável dentro dela, são situações que impõem um processo de adaptação muitas vezes difícil tanto para a criança como para a família e para o(a) próprio(a) educador(a). As reações da criança pequena a indivíduos e situações novas são muito influenciadas pela relação que a mãe,o pai e outros familiares estabelecem com essa novidade. Na medida em que estes conhecem o ambiente e a rotina da creche, têm maior oportunidade de adquirir confiança e estabelecer um vínculo afetivo com as pessoas que cuidam da criança. A partir de várias experiências em creche, trabalhando com a questão da adaptação junto aos educadores e às famílias, temos verificado que essas situações delicadas e complexas exigem preparo, conhecimento e experiência por parte dos profissionais envolvidos. Por outro lado, acreditamos que para prover um serviço educacional de qualidade, adequado à faixa etária que atende, a creche tem de incluir em sua proposta pedagógica um trabalho frente aos processos de adaptação, que pode ser mais ou menos sofisticado, conforme os recursos de que dispõe.

Palabras clave : Creches; Interação Criança - Família - Creche.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )