SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86A criança de favela em seu mundo de culturaAgrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

VITORIA, Telma  e  ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Processos de adaptação na creche. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.55-64. ISSN 0100-1574.

Começar a freqüentar uma creche, mudar de turma ou de educador(a) responsável dentro dela, são situações que impõem um processo de adaptação muitas vezes difícil tanto para a criança como para a família e para o(a) próprio(a) educador(a). As reações da criança pequena a indivíduos e situações novas são muito influenciadas pela relação que a mãe,o pai e outros familiares estabelecem com essa novidade. Na medida em que estes conhecem o ambiente e a rotina da creche, têm maior oportunidade de adquirir confiança e estabelecer um vínculo afetivo com as pessoas que cuidam da criança. A partir de várias experiências em creche, trabalhando com a questão da adaptação junto aos educadores e às famílias, temos verificado que essas situações delicadas e complexas exigem preparo, conhecimento e experiência por parte dos profissionais envolvidos. Por outro lado, acreditamos que para prover um serviço educacional de qualidade, adequado à faixa etária que atende, a creche tem de incluir em sua proposta pedagógica um trabalho frente aos processos de adaptação, que pode ser mais ou menos sofisticado, conforme os recursos de que dispõe.

Palavras-chave : Creches; Interação Criança - Família - Creche.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )