Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574
Resumen
OLIVEN, Arabela Campos. Arquipélago de competência: universidades brasileiras na década de 90. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.74-78. ISSN 0100-1574.
A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores?
Palabras clave : Reforma Universitária; História da Educação; Instituições de Ensino.