SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número86Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

OLIVEN, Arabela Campos. Arquipélago de competência: universidades brasileiras na década de 90. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.86, pp.74-78. ISSN 0100-1574.

A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou  da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade  Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores?

Palavras-chave : Reforma Universitária; História da Educação; Instituições de Ensino.

        · texto em Português     · Português ( pdf )