SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue87Educative modernity and educational modernizationNew technologies and structural relationship between education and work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MACEDO, Lino de. Para um discurso das regras na escola ou na psicopedagogia: uma análise construtivista. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.13-19. ISSN 0100-1574.

Este texto divide-se em três partes: na primeira, proponho uma comparação entre as leis e as regras, trabalhando uma comparação entre as leis e as regras, trabalhando também o estatuto das regras na teoria de Piaget e nos jogos. Na segunda parte, como discussão, faço uma análise do discurso da lei pela escola e pelos professores e de como, na minha opinião, a Psicopedagogia contribui para uma reconsideração de tais discursos. Na terceira parte, tento desenvolver o discurso da lei no próprio corpo da Psicopedagogia e procuro identificar algumas das contribuições do Construtivismo de Piaget para uma reconsideração desse discurso em favor do discurso da regra.

Keywords : Regras; Leis; Construtivismo; Educação Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )