SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número87Modernidade educativa e modernização educacionalAs novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

MACEDO, Lino de. Para um discurso das regras na escola ou na psicopedagogia: uma análise construtivista. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.13-19. ISSN 0100-1574.

Este texto divide-se em três partes: na primeira, proponho uma comparação entre as leis e as regras, trabalhando uma comparação entre as leis e as regras, trabalhando também o estatuto das regras na teoria de Piaget e nos jogos. Na segunda parte, como discussão, faço uma análise do discurso da lei pela escola e pelos professores e de como, na minha opinião, a Psicopedagogia contribui para uma reconsideração de tais discursos. Na terceira parte, tento desenvolver o discurso da lei no próprio corpo da Psicopedagogia e procuro identificar algumas das contribuições do Construtivismo de Piaget para uma reconsideração desse discurso em favor do discurso da regra.

Palabras clave : Regras; Leis; Construtivismo; Educação Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )