SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número87Para um discurso das regras na escola ou na psicopedagogia: uma análise construtivistaFormação de professores das séries iniciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Tomaz Tadeu da. As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.20-30. ISSN 0100-1574.

A partir de uma crítica sobre as relações entre as novas tecnologias e a educação o ensaio propõe uma análise estrutural e relacional das conexões entre trabalho e educação. Argumenta-se aqui que grande parte dessas pesquisas tende a apresentar um quadro demasiadamente otimista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias no processo de trabalho, além de propor reformas educacionais baseadas num modelo liberal de oferta-demanda. Essas pesquisas são ainda criticadas por sua visão substancialista e essencialista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias. O ensaio tenta desenvolver um quadro alternativo de análise centrado nas relações estruturais entre trabalho e educação. Uma tal análise demonstraria que as novas tecnologias na realidade deixam intocada a divisão social entre trabalho mental e trabalho manual.

Palabras clave : Novas Tecnologias; Educação - Trabalho; Educação - Produção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )