SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue87New technologies and structural relationship between education and workDomestic world sobmitted schooling - Framing a female technical scholl (1946-1970) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SILVA, Rose Neubauer da  and  DAVIS, Cláudia. Formação de professores das séries iniciais. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.31-44. ISSN 0100-1574.

Esta revisão da produção brasileira e latino-americana sobre formação de professores para as séries do ensino, em torno de três eixos - o perfil do professor, quem o forma, como é formado -, aponta para a necessidade de revisão das estruturas institucionais que alicerçam a formação docente. Levando em conta o quadro atual das políticas públicas no continente latino-americano, sugere-se que o papel do professor venha a sofrer certas transformações radicais. Mantendo-se as funções atuais de guia estruturante do processo ensino-aprendizagem, orientador do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além de agente integrador escola/comunidade, aponta-se para a urgência de um professor criativo, calibrador da pertinência cultural da educação.

Keywords : Professores; Ensino de 1º Grau; Formação de Professores; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )