SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número87As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produçãoA escolarização do doméstico: a construção de uma escola técnica feminina (1946-1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

SILVA, Rose Neubauer da  y  DAVIS, Cláudia. Formação de professores das séries iniciais. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.31-44. ISSN 0100-1574.

Esta revisão da produção brasileira e latino-americana sobre formação de professores para as séries do ensino, em torno de três eixos - o perfil do professor, quem o forma, como é formado -, aponta para a necessidade de revisão das estruturas institucionais que alicerçam a formação docente. Levando em conta o quadro atual das políticas públicas no continente latino-americano, sugere-se que o papel do professor venha a sofrer certas transformações radicais. Mantendo-se as funções atuais de guia estruturante do processo ensino-aprendizagem, orientador do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além de agente integrador escola/comunidade, aponta-se para a urgência de um professor criativo, calibrador da pertinência cultural da educação.

Palabras clave : Professores; Ensino de 1º Grau; Formação de Professores; Didática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )