SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número87Formação de professores das séries iniciaisAlfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

LOURO, Guacira Lopes  y  MAYER, Dagmar. A escolarização do doméstico: a construção de uma escola técnica feminina (1946-1970). Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.45-57. ISSN 0100-1574.

Tendo como apoio uma pesquisa histórica realizada numa escola técnica feminina de Porto Alegre, analisa-se o processo de formação de jovens mulheres nos cursos industriais e técnicos ali desenvolvidos de 1946 (data de fundação da escola) até 1970. Acentua-se a estreita imbricação entre aformação técnica e a formação para o lar, percebendo-se o doméstico como o eixo que articulava todo o processo educativo. Analisam-se fontes documentais escritas e orais, com base em referenciais histórico-sociológicos, no sentido de compreender como e por que os "saberes domésticos" (os conhecimentos, habilidades e atitudes envolvidos no fazer da mulher no lar) foram escolarizados.

Palabras clave : Educação e Gênero; Escolarização do Doméstico; Culto da Domesticidade; História dos Saberes Escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )