SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue87Domestic world sobmitted schooling - Framing a female technical scholl (1946-1970)The value, for child development, of the interaction among children in day-care center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.58-61. ISSN 0100-1574.

A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.

Keywords : Desenvolvimento Motor da Criança; Construtivismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )