SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número87A escolarização do doméstico: a construção de uma escola técnica feminina (1946-1970)O valor da interação criança-criança em creches no desenvolvimento infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.58-61. ISSN 0100-1574.

A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.

Palabras clave : Desenvolvimento Motor da Criança; Construtivismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )