SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número87Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceriaO discurso sobre criança de rua na década de 80 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de  y  ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. O valor da interação criança-criança em creches no desenvolvimento infantil. Cad. Pesqui. [online]. 1993, n.87, pp.62-70. ISSN 0100-1574.

Uma perspectiva teórico-metodológica baseada em postulados sócio-interacionistas e usando o conceito de "papel" orienta a análise de alguns episódios interacionais de dois grupos de crianças de dois a quatro anos matriculados em creche. Tais episódios são apresentados para se discutir a evolução da coordenação de papéis no período etário estudado. Ao final, é feita uma discussão acerca das funções das interações criança-criança no desenvolvimento infantil e como a creche pode estruturar situações favorecedoras daquelas interações.

Palabras clave : Interação Criança-Criança; Creches; Desenvolvimento Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )