SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número88O magistério enquanto profissão: considerações teóricas e questões para pesquisaA dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

DIETZSCH, Mary Júlia Martins  e  SILVA, Maria Alice Setubal S.. Itinerantes e itinerários na busca da palavra. Cad. Pesqui. [online]. 1994, n.88, pp.55-63. ISSN 0100-1574.

Pensar a sala de aula como um espaço de nascimento de leitores/escritores é propor que nela se instalem a interação e a palavra. Em questão, portanto, o silêncio forçado e o repetir sem sentido que não raro fazem parte de nossas classes de leitura e escrita. Ao se apagarem as vozes das crianças se emudecem também o professor, que na eloqüência disfarçada tenta esconder os sentimentos difusos e o cansaço de alguém que se perdeu no caminho. Na busca desse caminho, coloca-se para o professor o diálogo com o seu próprio texto, com o texto de seu aluno e com a produção cultural. Mediando o diálogo, a linguagem entendida como interlocução, como lugar de acontecimento e de fruição.

Palavras-chave : Leitura - Escrita em Sala de Aula; Interlocução Professor - Aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )